Olá, hoje resolvi deixar um pouco de lado a temática do blog para falar de um assunto muito comentado e repercutido no dia de hoje, 8 de março: O Dia Internacional da Mulher.
Como todos nós sabemos, o dia de hoje é comemorado e celebrado como se fosse um dia de festa, mas será que não estamos errando fazendo isso?

A história do Dia Internacional da Mulher: No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Fonte: http://www.suapesquisa.com/

Pesquisando um pouco mais, vi que o objetivo principal da data não é ser comemorada, mas sim, simbolizar a luta das mulheres pela igualdade social. Mas infelizmente a data foi comercializada e banalizada, muitas vezes mostrando a mulher como uma pessoa sensível, delicada e frágil que deve ser parabenizada somente por ser assim. Para mim a mulher hoje e sempre tem que ser vista como heroína por tudo o que sofreu e conquistou. Bombons e flores não amenizam o fato de uma mulher não conseguir ser aceita em certos campos de trabalhos ou do femicidio, onde pelo menos 15 mulheres são mortas por dia no Brasil, vitimas de companheiros ou ex-companheiros, de acordo com o IPEA.

“Ainda estamos numa situação péssima, ganhamos salários inferiores em relação aos homens, na mesma profissão e com o mesmo grau de escolaridade, fora outras situações de desigualdade. Por isso, é importante que seja um dia de reivindicações, para exigir que nossos direitos sejam respeitados”
 Lola Aronovich
É claro que devemos celebrar as coisas que já conquistamos durante todo esse tempo, mas também temos que ter consciência de que ainda temos muitas lutas pela frente e muitas coisas para conquistar.


6 Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado Sérgio, continue acompanhando!
      A propósito, segui seu blog <3
      Beijos

      Excluir
  2. Amor, venho através deste te desejar os parabéns pelo seu dia, por ser essa mulher forte e batalhadora, que não desiste dos sonhos. Por ser tão linda e por não deixar ninguém pisar ou mandar em você, continue sendo assim, uma mulher forte que consegue ser bondosa com todos e que quer sempre ajudar, independente de quem seja. Parabéns pelo seu dia minha mulher, meu amor, tenha muito sucesso e felicidade na sua vida. Eu te amo mais que tudo nesse mundo. s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amor, tenho sorte em ter uma pessoa como você ao meu lado!
      Eu te amo muito <3

      Excluir
  3. Mas mesmo assim eu ganhei presente do marido! HAIUHSAUIHSAI
    Parabéns pelo dia de hoje. Para todas nós!
    Estou seguindo. Visita o meu? Se gostar segue de volta?

    Bjão
    Naty Rangel
    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas presentes são sempre bem vindos, haha
      Parabéns para nós Naty;D
      Já sigo seu blog faz alguns dias, é lindo!
      Beijos

      Excluir

Sua opinião é super importante para mim e para o crescimento do blog. Então, deixe seu comentário. Obrigada e continue acompanhando. ♥